Cachoeira do Campo

Banda Euterpe Cachoeirense comemora 167 anos de fundação com Alvorada Festiva

Cachoeira do Campo 25/10/2023/ 08:00:00
Banda Euterpe Cachoeirense comemora 167 anos de fundação com Alvorada Festiva Foto / Créditos: Rosilene Peixoto - Alvorada Festiva da BEC em 2022

Publicado por Rádio Sideral

A Banda Euterpe Cachoeirense (BEC), também conhecida como “Banda de Cima”, completa hoje, 25 de outubro, 167 anos de fundação.

Durante mais de um século, a agremiação musical de Cachoeira do Campo (MG), mantém as suas atividades ininterruptas, sendo considerada a mais antiga de Minas Gerais e uma das mais tradicionais do país. Com motivos de sobra para comemorar, a “Banda de Cima”, como também ficou conhecida ao longo dos anos, no próximo domingo (29/10) às 5h, realizará mais uma de suas famosas “Alvoradas Festivas”. 

Atual sede da banda Euterpe Cachoeirense

Seguindo a tradição de quase dois séculos, sem seguir muitas regras e preocupados apenas com a celebração e a boa música, os músicos da BEC sairão de sua sede, localizada na rua Sete de Setembro, e passaram pelas principais ruas de Cachoeira do Campo.

Breve Histórico

A Banda Euterpe de Cachoeirense foi fundada pelo Capitão Rodrigo José de Figueiredo Murta em 25 de outubro de 1856 em Cachoeira do Campo. E foi criada para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

O nome “Euterpe” é uma alusão à Deusa da mitologia grega que simboliza a música. É popularmente conhecida como “Banda de Cima”, devido ao fato de Cachoeira do Campo possuir duas bandas civis e a sede ser na rua “de cima”, próximo à Matriz de Nossa Senhora de Nazaré.

A Euterpe teve dentre seus fundadores ex-combatentes da Guerra do Paraguai, que retornaram do campo de batalha com formação militar, entre 1864 e 1870.

Sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, a Banda Euterpe foi declarada de Utilidade Pública Municipal em 29/11/1990. Seus principais objetivos são o ensino e a divulgação da música de forma gratuita para a comunidade de Cachoeira do Campo. Participa frequentemente de festas religiosas e populares no município, além de estar sempre presente nos tradicionais Encontros de Bandas realizados por todo o estado.

Seu repertório é composto de marchas (festivas, fúnebres ou militares), dobrados e canções da música popular brasileira. Possui um valioso acervo de partituras, algumas seculares, conservadas graças ao desvelo de seus integrantes. A banda conta com cerca de 40 músicos. 

Fonte: Livro Manifestações da Cultura Popular de Ouro Preto 

Outras Notícias