Mariana

Barragem da Vale é interditada, e 295 pessoas podem ser evacuadas em Mariana

Mariana 13/11/2023/ 16:00:28
Barragem da Vale é interditada, e 295 pessoas podem ser evacuadas em Mariana Imagem / Reprodução: Google Maps

Publicado por Rádio Sideral

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou nesta segunda-feira (13/11), a interdição de três Pilhas de Estéril (PDE) após a mineradora Vale não comprovar a estabilidade das estruturas da Mina de Fábrica Nova, que estão localizadas acima de uma barragem de rejeitos. Por conta do risco iminente, o órgão federal determinou a evacuação de moradores de Santa Rita Durão, distrito de Mariana, na região Central de Minas Gerais.

Caso as pilhas sofram algum tipo de ruptura, haverá situação similar à ocorrência do transbordamento de um dique da Mina Pau Branco, da Vallourec, em janeiro 2022. Na ocasião, os rejeitos invadiram a BR-040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Em caso de rompimento, os rejeitos levariam 35 minutos para chegar ao distrito de Santa Rita Durão, onde fica o subdistrito de Bento Rodrigues. A ANM e a Defesa Civil Estadual farão uma vistoria e cerca de 295 pessoas podem ser evacuadas, caso o risco seja comprovado.

Em nota, a Vale informou que foram interditadas as atividades de disposição de estéril nas pilhas PDE Permanente I, PDE Permanente II e PDE União Vertente Santa Rita, que estão localizadas acima de uma barragem de rejeitos. Sobre a evacuação de moradores da região, no entanto, a mineradora afirma não ter informações até o momento. 

Imagem / Divulgação: Rádio Itatiaia

Outras Notícias