Fique Ligado

Volkswagen apresenta ônibus elétrico que será feito no Brasil em 2024

Fique Ligado 13/03/2024/ 18:40:48
Volkswagen apresenta ônibus elétrico que será feito no Brasil em 2024 Foto / Divulgação: Volkswagen

Publicado por Eduardo Rodrigues - Portal Autopapo

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou que irá produzir chassis de ônibus elétricos no Brasil a partir do segundo semestre de 2024. O e-Volkbus terá sua primeira aparição pública no fórum de eletromobilidade no Rio de Janeiro (RJ).

Atualmente o Volkswagen e-Volkbus roda em fase de testes. A montadora divulgou algumas especificações, a principal é a autonomia de até 250 km. Seu sistema de recarga é voltado para o período noturno.

O ônibus elétrico da Volkswagen conta com sistema de regeneração na frenagem, que ajuda a otimizar a carga da bateria durante o uso e reduz o desgaste nos freios de serviço. O e-Volksbus também traz o Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo da bateria.

Como é de costume nos ônibus mais modernos, o e-Volksbus conta com suspensão a ar e sistema de ajoelhamento. Um cuidado tomado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus foi criar um sistema de proteção contra inundação, uma triste realidade das cidades grandes brasileiras.

A produção desse chassi de ônibus elétrico será na planta da VWCO em Resende (RJ). A planta já faz atualmente o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico nacional.

O e-Volksbus possui uma arquitetura modular, que permitirá no futuro fazer desde micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 m. Toda a engenharia no desenvolvimento dele e a produção são nacionais.

Esse chassi chegará ao mercado enfrentando a concorrência da BYD. A montadora chinesa já oferece ônibus elétricos em nosso mercado, com algumas unidades já operando no estado de São Paulo.

A Mercedes-Benz também já mostrou seu ônibus elétrico urbano para o Brasil. Ele também tem produção nacional, possui 250 km de autonomia e já tem unidades encomendadas por empresas de transporte.

mercedes eo500u

Foto: Mercedes-Benz / Divulgação - Ônibus elétrico da Mercedes-Benz atenderá o transporte público paulistano

Outras Notícias