Minas Gerais

Empresa vence leilão e se torna nova administradora de trecho da BR-040

Minas Gerais 12/04/2024/ 12:06:20
Empresa vence leilão e se torna nova administradora de trecho da BR-040 Foto / Reprodução: Fred Magno

Publicado por Rádio Sideral

A empresa Consórcio Infraestrutura venceu o leilão da BR-040 realizado nesta quinta-feira (11 de abril) e se tornou a nova administradora do trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.

O contrato, abrange uma extensão de 232,1 km da rodovia, desde o entroncamento com a BR-356, na capital, até o entroncamento com a antiga União e Indústria, em Juiz de Fora, e foi leiloado por R$ 8,7 bilhões. Com a concessão, ele será administrado pela empresa pelos próximos 30 anos.

Esta é a primeira etapa do processo de relicitação da BR-040 — a Via 040, empresa da Invepar, que assumiu o trecho entre Distrito Federal e Juiz de Fora, em 2013, e devolveu a concessão.

A partir da mudança, serão implementados três pontos de cobrança de tarifa de pedágio no trecho: um em Itabirito, um em Conselheiro Lafaiete e outro em Barbacena. Em cada um dos pedágios será cobrada uma tarifa de R$ 13,91.

O leilão foi realizado na sede da bolsa de valores B3, em São Paulo. Com a vitória do leilão, a previsão é de que a Consórcio Infraestrutura assine o contrato com o Governo Federal no dia 9 de julho.

Outras Notícias