Vaticano

Papa Francisco faz sua primeira viagem em meses e pede: ‘por favor orem por mim’

Vaticano 28/04/2024/ 12:00:00
Papa Francisco faz sua primeira viagem em meses e pede: ‘por favor orem por mim’ Foto / Divulgação: Alberto Pizzoli / AFP

Publicado por Rádio Sideral

O Papa Francisco fez sua primeira viagem fora de Roma em sete meses neste domingo (28) com uma visita a Veneza que contou com a ida a uma exposição de arte, a uma prisão e uma missa, com o pontífice de 87 anos reconhecendo que a vida poderia ser difícil.

Atormentado por recentes incidentes de saúde, o Papa leu três discursos e uma homilia durante sua estadia de cinco horas, movendo-se pela cidade em cadeira de rodas, carrinho de golfe e lancha.

Embora ele aparecesse bem e falasse com uma voz clara, ele também fez um raro reconhecimento das tensões do trabalho.

“Por favor, ore por mim, porque este trabalho não é fácil”, disse ele a milhares de fiéis reunidos na Praça de São Marcos.

Ele começou o dia voando de helicóptero até uma prisão feminina, onde o Vaticano montou uma exposição que faz parte da Bienal de Veneza — uma prestigiosa mostra de arte internacional que nunca foi visitada por um papa antes.

A decisão incomum de abrigar o pavilhão da Santa Sé em uma prisão destacou os repetidos apelos de Francisco para que a sociedade se reunisse em torno dos pobres e negligenciados, incluindo as populações prisionais.

“A prisão é uma realidade dura, e problemas como a superlotação, a falta de instalações e recursos, e episódios de violência, dão origem a uma grande quantidade de sofrimento. Mas também pode se tornar um lugar de renascimento moral e material”, disse ele aos presos e guardas no domingo.

“Não esqueçamos que todos temos erros a serem perdoados e feridas a curar”, disse ele, antes de conhecer alguns dos artistas que montaram a exposição intitulada “Através dos Meus Olhos”.

Francisco dirigiu-se então a um grupo de jovens venezianos em frente à basílica de Santa Maria della Salute, exortando-os a não passar a vida colados aos seus smartphones, mas a ajudar os outros.

“Se sempre nos concentrarmos em nós mesmos, em nossas necessidades e no que nos falta, sempre nos encontraremos de volta ao ponto de partida, chorando sobre nós mesmos com uma cara longa”, disse ele.

A visita do papa coincide com a recente entrada em vigor em Veneza da cobrança de uma taxa de entrada de 5 euros (5,35 dólares, 27 reais) para os turistas que visitam a cidade por um dia, com objetivo de proteger a localidade, que está na lista de patrimônio da humanidade da Unesco.

Outras Notícias