Minas Gerais pode ganhar novo feriado oficial em setembro

Publicado por Rádio Sideral
Minas Gerais pode ganhar mais um feriado oficial ainda neste ano. Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui o dia 15 de setembro como feriado de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado. A proposta, de autoria do deputado estadual Leleco Pimentel (PT), recebeu parecer favorável na Comissão de Cultura da ALMG.
Foto: ALMG / Leleco Pimentel
O Projeto de Lei 1401/2023, que trata do tema, já obteve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no ano passado e agora, para seguir ao plenário, onde será submetido a dois turnos de votação, a matéria ainda precisa ser analisada por outras duas comissões: Desenvolvimento Econômico e Administração Pública.
Caso receba os pareceres favoráveis restantes e seja aprovada pelos deputados em plenário, a proposta seguirá para sanção do governador Romeu Zema (Novo). Até o momento, a Comissão de Desenvolvimento Econômico já recebeu o projeto, mas ainda não há data definida para sua análise.
Na justificativa apresentada, Leleco Pimentel defende que o feriado é uma forma de homenagear a padroeira do estado e de buscar inspiração para a atuação parlamentar. "Que possamos, tal qual Nossa Senhora da Piedade, ter em vista a proteção de quem mais precisa, tomando em nossos braços as famílias mineiras", afirmou o deputado durante apresentação da proposta.
Com essa iniciativa, Minas Gerais pode passar a contar com mais um feriado religioso em seu calendário oficial, reforçando a devoção à santa que representa a fé de grande parte da população mineira.