Cachoeira do Campo

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré recebe a Coroação Pontifícia com grande júbilo

Cachoeira do Campo 10/09/2025/ 14:00:00
Imagem de Nossa Senhora de Nazaré recebe a Coroação Pontifícia com grande júbilo

Fotos: Paulo César Gouvêa/Dacom/Arquidiocese de Mariana

Publicado por Arquidiocese de Mariana

Com grande júbilo, na noite do dia 08 de setembro, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na paróquia de mesmo nome, no distrito de Cachoeira do Campo, pertencente a Ouro Preto (MG), recebeu das mãos do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, a Coroa Pontifícia, concedida pelo sumo Romano Pontífice, o Papa Leão XIV.

A Cerimônia iniciou-se com a Entrada Pontifícia, em que Dom Airton asperge toda a assembleia com água benta e, à sua frente, a cruz de Cristo perpassa por entre os fiéis, recordando que Ele é o único e o verdadeiro caminho que se pode seguir.

Durante a celebração da Santa Missa, o pároco, Padre Harley Carlos de Carvalho Lima, proferiu a leitura da Carta em que o Papa Leão XIV “concede de bom grado que a graciosa imagem da bem aventurada Virgem Maria de Nazaré, juntamente com a Imagem do Menino Jesus Cristo, piedosamente venerada na Igreja Paroquial, na cidade de Ouro Preto, no distrito de  Cachoeira do Campo, possa ser coroada com um precioso diadema em nome e autoridade do Sumo Pontífice, não obstante qualquer disposição a encontrar”, assim finaliza a carta.

Logo após, Dom Airton abençoou as duas coroas, a do Menino Jesus e a de Nossa Senhora, colocando-se, em seguida, a caminho do trono para a devida e merecida Coroação Pontifícia da vetusta Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, posicionada no altar-mor do templo.

Momento sublime e de grande alegria em que os fiéis aclamam a Mãe de Jesus e acenam suas mãos, com flores, em direção àquela que deu seu “sim” a Deus, contribuindo com o projeto de salvação da humanidade, consolidando a devoção de um povo que canta, louva e reza a Deus, Uno e Trino.

Padre Harley destaca a importância da Coroação da Imagem de Nossa Senhora, devido a sua história e agradece a todos que colaboraram para que esse momento se tornasse realidade.

“Essa imagem tricentenária que veio de Portugal, que há 315 anos é sinal de fé e devoção do povo cachoeirense, agora em nome e na autoridade do Papa Leão foi coroada. Estamos muito felizes e agradecidos por todos que nos ajudaram, fizeram e que fazem essa caminhada conosco, principalmente neste ano em que somos chamados a sermos peregrinos de esperança”, destacou o sacerdote.

Noite esplêndida e memorável vivenciada por todos os filhos de Maria Santíssima como o Sebastião Bonifácio, que participa da Irmandade do Santíssimo. Ele conta emocionado, que foi batizado e se casou na Igreja dedicada à Maria de Nazaré e que ali, dentro do templo, ele se sente “no colo da Mãe” e a sua coroação, vinda do Vaticano, é o reconhecendo da fé de um povo, que há séculos é devoto a ela.

“Nós tivemos essa celebração belíssima, todos cantando o hino com muita emoção e alegria para Ela [Nossa Senhora de Nazaré], porque é como se o nosso coração se unisse ao coração de Maria. É como se a igreja fosse um colo de mãe para gente, acolhedora, tanto para agradecer, como para pedir, quando a gente se encontra, às vezes, abalado e triste”, contou.

Para que a Imagem da Santa recebesse essa Coroação, a comunidade e o Padre Harley reuniram toda a documentação necessária, juntamente, com mais de quatro mil assinaturas, como forma de confirmar a devoção popular. Logo, segundo Padre Harley, esse documento foi levado, pessoalmente, pelo Arcebispo, Dom Airton, para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em Roma.

Por sua vez, o Prelado ressaltou sua alegria em celebrar essa homenagem à Santa Maria e salientou a prontidão da Congregação, responsável por essas causas e a agradeceu pela solicitude.

“Alegramo-nos porque a comunidade toda dessa paróquia estava presente, participando da missa, em que nós coroamos a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, por concessão do Papa Leão XIV. Talvez o primeiro ato fora de Roma que ele tomou como atitude e devoção à Nossa Senhora. O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos atendeu-nos, prontamente, quando fizemos o pedido para que a Imagem recebesse essa Coroação Pontifícia. Agradecemos ao Santo Padre, ao Dicastério e a oração desse povo aqui de Cachoeira, que durante esse tempo preparou-se para a Missa de hoje”, salientou Dom Airton.

Para concretizar essa ocasião histórica, uma placa foi afixada do lado de dentro da Igreja, ao lado da porta principal, a qual reforça que no Ano do Jubileu da Esperança e nas comemorações de 315 anos de criação canônica da Paróquia, realizou-se a Coroação Pontifícia da Padroeira.

Ao final da celebração, o Arcebispo chamou o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), Padre José Carlos dos Santos e o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Itabirito (MG), Padre Miguel Ângelo Fiorillo e mencionou que as imagens dessas duas paróquias também receberam a Coroação Pontifícia, uma em 1963 e a outra em 1980, respectivamente. Depois, Dom Airton deu a Benção Final e desejou “que essa Benção acompanhe a todos”.


Clique aqui e leia mais sobre a Coroação Pontifícia de Nossa Senhora de Nazaré.

Fotos: Paulo César Gouvêa/Dacom/Arquidiocese de Mariana

Outras Notícias