Festas juninas e homenagens a Santo Antônio marcam o mês de junho em Ouro Preto e Distritos

Publicado por Matheus Renovato / Itatiaia Ouro Preto
A temporada de festas juninas mobiliza escolas, associações e comunidades em diferentes bairros e distritos de Ouro Preto. Durante o mês de junho, diversas localidades celebram também o padroeiro Santo Antônio, com atividades religiosas e culturais.
No município, ao menos 12 comunidades têm igrejas ou capelas dedicadas a Santo Antônio. Em Engenheiro Correia, a capela de Santo Antônio do Monte é uma das mais antigas, situada no alto de uma montanha. No distrito de Santo Antônio do Leite, as celebrações reúnem moradores e visitantes em torno da matriz local.
Outras localidades que realizam homenagens incluem Santo Antônio do Madureira e a capela de Santo Antônio no centro de Cachoeira do Campo; Santo Antônio da Casa Branca, atual Glaura; Santo Antônio do Engenho d’Água; Santo Antônio de Tabuões; Rodrigo Silva; e Santo Antônio de Santa Rita, com capela central em Santa Rita de Ouro Preto.
Em Bandeiras, próxima à divisa com Catas Altas da Noruega e Piranga, e no distrito de Santo Antônio do Salto, também há festas dedicadas ao padroeiro. Neste último, a trezena — ciclo de 13 dias de orações — marca o período preparatório para a festa principal. Uma cavalgada reencenou neste ano a chegada da imagem do santo ao distrito, vinda de Bandeiras, onde ficava anteriormente.
Além dos festejos religiosos, escolas e associações de moradores organizam quadrilhas, barraquinhas e apresentações culturais em diferentes regiões da cidade. A imagem de Santo Antônio também pode ser vista em altares das principais igrejas de Ouro Preto, além do tradicional Educandário Santo Antônio.