Carreta tomba e carga química contamina rio na BR-356 em Ouro Preto

Publicado por Rádio Sideral Uma carreta que transportava soda cáustica tombou nesta segunda-feira (11/08) na BR-356, próximo à Actech Alumina, em Ouro Preto. A carga derramada escoou pela via, chegando ao leito do rio Tripuí, que passa pelo local, desaguando no Rio do Carmo, em Mariana-MG. O Ribeirão do Carmo é um curso d’água que fornece água para consumo, irrigação agrícola e uso animal em comunidades de Ouro Preto e Mariana. A carga total do veículo era de 19.400 litros do produto e ainda não se sabe a quantidade que atingiu o Rio. Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, equipes já realizam análises para verificar a possível contaminação. O produto químico, altamente corrosivo, pode causar queimaduras em contato com a pele e não altera a coloração da água, o que dificulta a detecção visual. Defesa Civil de Ouro Preto e Secretaria de meio Ambiente do município já realizaram o trabalho de acionamento dos órgãos ambientais do estado, responsáveis por fazer o trabalho de buscar minimizar os impactos negativos. Além disso, foi acionada a Defesa Civil da cidade vizinha de Mariana, distante somente 15 km e que tem uma maior população ribeirinha.
Foto / Créditos: Jornal Voz Ativa
A soda cáustica (hidróxido de sódio) é uma substância altamente corrosiva e seu contato ou ingestão pode causar danos severos e até mesmo a morte. Moradores ribeirinhos devem estar atentos, inclusive com os animais à beira do rio que podem se contaminar ao beberem da água contaminada.
A rodovia permanece totalmente interditada no trecho próximo à entrada da Actech Alumina. As atualizações sobre a situação e os resultados das análises da água serão divulgados pelos canais oficiais da Prefeitura.