PMOP: Informativo

Prefeitura entrega unidades habitacionais no Residencial Vila Alegre, em Cachoeira do Campo

PMOP: Informativo 09/11/2023/ 18:46:08
Prefeitura entrega unidades habitacionais no Residencial Vila Alegre, em Cachoeira do Campo Foto: Neno Vianna / PMOP

Publicado por Nízea Coelho - Prefeitura Municipal de Ouro Preto

A manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, foi marcada pela realização do sonho da casa própria para cinco famílias. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, realizou a entrega das primeiras unidades habitacionais da segunda fase de obras do Residencial Vila Alegre, no distrito de Cachoeira do Campo.

O Residencial Vila Alegre, fruto de uma parceria iniciada em 2007 pelo prefeito Angelo Oswaldo com o Governo Federal, agora se torna uma realidade completa. Esse projeto tem o objetivo de urbanizar os assentamentos precários da sede e dos distritos de Ouro Preto. Além das 96 casas já construídas e entregues em 2014 a partir do programa habitacional “Um teto é tudo”, o Residencial Vila Alegre receberá mais 59 moradias que atenderão às necessidades da população ouro-pretana. Este programa é um marco importante para nossa comunidade, e as obras são a demonstração concreta do compromisso em oferecer moradias dignas aos cidadãos de Ouro Preto.

O Prefeito Angelo Oswaldo ressaltou a importância desse projeto estar de volta: “Esse projeto volta dez anos depois para entregar às famílias ouro-pretanas as casas próprias, essa é uma grande conquista e um sonho realizado para as famílias, que agora poderão sair do aluguel social e concretizar a casa própria. O ‘Um teto é tudo’ é um compromisso da Prefeitura de Ouro Preto com o programa habitacional  que agora será ampliado com recursos do governo federal”.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, fala sobre a importância da entrega das unidades habitacionais: “Esse será só o início de uma política pública que vem se instaurando e se consolidando no município de Ouro Preto em função da confiança depositada pelo prefeito no trabalho da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação”.

A entrega dessas primeiras unidades marca o início de um novo capítulo na vida das famílias que aguardavam ansiosamente por seus novos lares. A previsão é que todas as obras, no bairro Vila Alegre, sejam concluídas em 15 meses, e as moradias serão entregues às famílias de acordo com a finalização das obras.

Raimunda Pereira Ratis, de 85 anos, mãe de 10 filhos e avó de mais de 30 netos, compartilha emocionada o significado de realizar o sonho da casa própria: “Após 10 anos de espera, finalmente poderei ter minha casa e proporcionar um lar para meus netos que vivem comigo. Estou muito feliz e agradeço a todos que me ajudaram a realizar este sonho.”

Soraia de Jesus Soares, mãe de 4 filhos e agora proprietária de sua casa, poderá sair do aluguel social e oferecer uma vida melhor para seus filhos: “Receber essa casa é um presente, estou há 11 anos esperando esse dia especial chegar e agora vou poder sair do aluguel e ajudar meus filhos a estudarem, podendo oferecer uma vida melhor para eles”.

A entrega das Unidades Habitacionais no Residencial Vila Alegre é um marco importante para a comunidade de Ouro Preto, permitindo que famílias realizem o sonho da casa própria e saiam do aluguel social. Este projeto demonstra o compromisso da Prefeitura em fornecer moradias dignas e representa um passo significativo em direção a uma política pública habitacional mais abrangente e inclusiva para o município.

O evento contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, da vice Regina Braga, do secretário de Governo, Yuri Assunção, da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, do secretário de Obras, Franklin Evangelista, do secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, da secretária de Educação, Deborah Etrusco, do deputado federal Miguel Ângelo, dos vereadores Vanderley Kuruzu, Vantuir Silva, Naércio Ferreira, Lilian França, e  do gerente de Habitação, Pedro Moreira. 

Texto: Vitória Calixto / Revisão: Victor Stutz 

Outras Notícias