Ouro Preto

Técnicos da UFOP iniciam greve por reajuste e reestruturação

Ouro Preto 27/03/2024/ 10:00:48
Técnicos da UFOP iniciam greve por reajuste e reestruturação Foto / Créditos: Rádio Itatiaia

Publicado por Matheus Renovato / Itatiaia

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto iniciou na última segunda-feira (25/03) uma greve, marcada por um ato na portaria do campus Morro do Cruzeiro.

A decisão de aderir à greve nacional foi tomada em assembleia no dia 11 de março, com o objetivo de pressionar o governo federal por recomposição salarial para 2024 e pela reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

O governo, em reunião da Mesa Permanente de Negociação, reafirmou sua política de reajuste zero para 2024, o que não contempla as perdas inflacionárias acumuladas.

A UFOP também enfrenta uma significativa perda de técnico-administrativos, com cerca de 200 exonerações ou aposentadorias nos últimos sete anos.

Nacionalmente, 44 sindicatos estão em greve, afetando 63 Instituições Federais de Ensino, incluindo 59 Universidades e 4 Institutos Federais.

A greve inicialmente não impacta diretamente todos os estudantes, pois muitos professores continuam dando aulas, medida não alinhada com os técnicos e que prejudica o movimento grevista.

Outras Notícias