Geral

Moradores pedem socorro para seriema com a perna quebrada em Cachoeira do Campo

Geral 17/12/2023/ 18:40:20
Moradores pedem socorro para seriema com a perna quebrada em Cachoeira do Campo Foto / Divulgação: Redes Sociais

Publicado por Rádio Sideral

Uma moradora do bairro Residencial Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, entrou em contato com a Rádio Sideral pedindo ajuda para um casal de seriemas que vivem no local. Uma das aves está com a perna quebrada e em estado bastante debilitado.

Gabriela afirma que já procurou vários órgãos para salvar a ave em risco. Mas ainda não foi atendida. Também afirma que o desejo dos moradores do bairro é da permanência da ave. Que ela receba os cuidados necessários até a sua completa recuperação, e seja devolvida no mesmo local, no seu habitat natural. 

Vídeo / Divulgação: Redes Sociais

A seriema é uma ave típica do Cerrado brasileiro, pode chegar até 90 centímetros de comprimento (da ponta do bico até o fim da cauda) e pesar em média 1,4 kg, tem no canto a sua principal característica, podendo ser ouvido a mais de um quilômetro de distância.

A seriema possui cauda longa, plumagem cinza-amarelada, com riscos finos escuros, um pouco mais claras na região do abdômen, bicos e pernas vermelhas. Os machos têm por característica um tom mais escuro de cinza, enquanto as fêmeas são um pouco mais amareladas. A crista é formada por um tufo de penas, com cerca de 10 cm, além de ser uma das poucas aves com pestanas. É conhecida também como seriema-de-pé-vermelho.

O cardápio da seriema inclui todos os tipos de inseto (que ela mesma caça) e pequenos vertebrados, como lagartos, cobras, vermes e roedores. Apesar de ser uma ave, a seriema não gosta de voar, prefere correr. Sua velocidade pode chegar facilmente a 50 km/h, só então alçando voo. Mesmo assim, apenas em situações extremas, como quando caçada.

Quem puder ajudar de alguma forma, é só entrar em contato com a Gabriela no número (31) 98103-3650.

Outras Notícias