Geral

Funcionários do SAMU reclamam de atrasos em salários e cogitam greve na Região dos Inconfidentes

Geral 18/03/2024/ 18:40:26
 Funcionários do SAMU reclamam de atrasos em salários e cogitam greve na Região dos Inconfidentes Foto / Reprodução: SAMU Minas Gerais

Publicado por Rádio Sideral

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Região dos Inconfidentes, composta por Ouro Preto, Mariana e Itabirito, enfrenta uma ameaça iminente de greve devido ao atraso no pagamento dos funcionários. A principal razão para a possível paralisação é o não recebimento dos salários até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalho, uma situação que se tornou particularmente evidente em 7 de março de 2024.

O impasse surge da falta de transferência de recursos por parte da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais para os municípios consorciados, responsáveis pelo financiamento do SAMU na região.

O Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS), responsável pela gestão e execução do serviço, depende inteiramente desses repasses para cumprir suas obrigações, incluindo o pagamento dos servidores. Apesar dos esforços do CIAS e das prefeituras para receber os repasses estaduais, até o momento, não houve sucesso.

A situação é ainda mais grave porque o CIAS não possui fonte de renda própria, dependendo exclusivamente dos repasses dos entes envolvidos. Isso resultou no atraso nos salários dos colaboradores, o que pode levar a uma paralisação do serviço.

Diante desse cenário, é crucial que o Estado de Minas Gerais efetue o repasse dos recursos destinados ao SAMU Regional com urgência. A possibilidade de greve não apenas afeta os profissionais de saúde, mas também coloca em risco o atendimento de urgência e emergência à população. 

Com informações do Portal BH Ao Vivo

Outras Notícias